Este é um espaço para acompanhamento de atividades, críticas e sugestões para os que fazem parte, ou não, do Projeto JECA (Maceió)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Juventude plugada

Avanny Oliveira, do Virajovem Maceió (AL)*
 
Espalhados pelo Brasil, os Conselhos Jovens da Vira realizam ações que envolvem a juventude local. Nesta edição, você fica por dentro do núcleo de Alagoas

O Conselho Jovem da Vira em Maceió (AL) é formado pela galera que participa do projeto Interação Jovem – Juventude, Educação e Comunicação Alternativa (Jeca), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), baseado em princípios da educomunicação e visando o estímulo da produção midiática
por jovens de uma comunidade local. Participam do projeto estudantes voluntários de diferentes cursos da Ufal e da Escola Estadual de Ensino Médio Ovídio Edgard, localizada no bairro Tabuleiro dos Martins. Entre as oficinas de comunicação realizadas ao longo de 2010, estavam a de redação, novas mídias, jornal mural e rádio, com o intuito de despertar nos alunos a produção de conteúdo jovem e com uma linguagem própria.
O Jeca é reconhecido pela Ufal como atividade de extensão universitária e conta com a  coordenação do professor Antônio de Freitas e a orientação do jornalista Jhonathan Pino. Para completar essa iniciativa, a Rádio Comunitária Martins FM 87,9 e o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Comunicação e Multimídia (Comulti) tambémparticipam do projeto.A parceria com a Vira acontece desde 2009 e possibilitou a troca de muitos conhecimentos na forma de produzir mídia jovem. Os integrantes do Jeca de Maceió também já participaram de dois encontros nacionais realizados pela Viração em São Paulo (SP). O último, que ocorreu em outubro de 2010, os estudantes Alan Fagner, Daniel Silva, e o jornalista Jhonathan Pino representaram o conselho no evento.
Na ocasião, o professor coordenador do projeto destacou a importância desse encontro. “A atividade vem reforçar a educomunicação e a ‘troca de olhares’ culturais entre os jovens, fortalecendo os valores dos envolvidos na comunicação”, disse Antônio Freitas.Ferramentas digitais Nas oficinas realizadas com os alunos do Ensino Médio, a prioridade é a utilização das redes sociais e dos blogs. Uma forma de aproveitar o potencial que esses espaços oferecem para a divulgação de notícias. Os jovens também produzem um jornal mural na escola onde estudam, convidando novos estudantes a participarem de todo o processo de produção. E, para 2011, muita coisa promete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário