Este é um espaço para acompanhamento de atividades, críticas e sugestões para os que fazem parte, ou não, do Projeto JECA (Maceió)

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Relatório Parcial do Projeto JECA

Unidades Envolvidas - UFAL

Centro de Educação – CEDU (através do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Alfabetização de Jovens e Adultos - NEPEAL e pelo Grupo de Pesquisa Comunicação Multimídia - COMULTI)
Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes – ICHCA
Curso de comunicação Social - COS
Assessoria de Comunicação - ASCOM
 
Parceiros
Projeto Virajovem Alagoas
Rádio Comunitária Martins FM 87,9
Escola Estadual Ovídio Edgard
Associação dos Moradores da Rua do Campo (Amorucampo)
Revista Viração
 
Resultados  

Durante o período  de 01 de Maio a 01 de Novembro de 2010 foram realizadas oficinas temáticas: Mídia e Juventude, Redação, Jornal-mural, Rádio e Produção de conteúdo.
Na oficina de Mídia e Juventude, abordamos a verificação da realidade onde o adolescente vive, a potencialidade midiática de inclusão dos jovens e a discussão sobre a visibilidade do jovem nas diversas mídias.
Como resultado dessas oficinas tivemos a inclusão dos jovens em ferramentas de comunicação presentes na web, exibindo o potencial de redes sociais, blogs, rádios web e outros meios de comunicação viral na abordagem de temas de interesse do adolescente. Houve uma familiarização dessas ferramentais para que estes possam desenvolver conteúdo com caráter crítico.
A nova ortografia e o texto jornalístico também foi item de discussão nas oficinas de Redação, onde apresentamos as principais mudanças na nova ortografia da língua portuguesa e a formação de um texto jornalístico para a produção de conteúdo nas mídias.
Nessa oficina foram discutidos a redação e sua aplicabilidade no radio e na TV. Num contato entre estudantes e profissionais da área da comunicação, estes problematizaram as mídias a que pertencem e houve troca de experiências entre os envolvidos, no sentido de acabar com os principais mitos das mídias tradicionais.
Em junho, na oficina de Jornal-mural, foram apresentadas as diferenças entre jornal mural e quadro de avisos. Nesta oficina os alunos puderam pôr em pratica conceitos como o lead jornalístico, e aprenderam conceitos de layout de periódicos e jornal-mural. Os alunos discutiram questões do relacionamento entre design e texto através de recortes de matérias do interesse de cada um deles.
No final, os alunos secundaristas produziram um jornal-mural da escola, com editorias escolhidas por eles, como: Entrevistado da semana, espaço do aluno, Horóscopo, Curiosidades, Aconteceu no Mundo, Meu bairro, Minha cidade, Agenda e esportes.
Nos meses de agosto e setembro e outubro houve realização da oficina de radio, onde os alunos tiveram seus primeiros contatos com as ferramentas de captação, produção e edição de programas de áudio; aprenderam a utilizar ferramentas de radio web, como também produziram programas de radio próprios, após conhecimento teórico sobre o assunto.
Essa oficina tem como objetivo estimular o uso do espaço físico da própria escola, visto que esta possui uma radio própria, com equipamentos novos e atualizados que permitirão uma fácil utilização por pessoas que não tenham um vasto entendimento do funcionamento de uma rádio.
Nos meses de outubro e novembro, estaremos acompanhando a produção de áudio e textual dos alunos anteriormente orientados para este fim. Os secundaristas atualmente estão sendo integrados a outros projetos que visem à produção de mídias alternativas.
Para os meses de Novembro e dezembro está prevista produção de áudio e texto, além da cobertura do SuperConquest, um evento de games e animes em Maceió, e a organização de um evento na escola, onde os jovens vão integrar o Fórum Nacional da Viração sobre o Ensino Médio.

Proposta para soluções das dificuldades encontradas
 
Solicitação prévia ao setor de transportes da Universidade
Recursos fornecidos pela Universidade para uso exclusivo de divulgação e produção do projeto.
Disponibilidade de laboratórios de informática do Curso de Comunicação Social e empréstimos de hardwares de gravação e obtenção de imagens da Ufal.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário