Este é um espaço para acompanhamento de atividades, críticas e sugestões para os que fazem parte, ou não, do Projeto JECA (Maceió)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Agora você encontra a Vira em bibliotecas públicas

Frequentadores de bibliotecas públicas, Pontos de Cultura e de Leitura do Brasil passam, a partir de fevereiro, a contar com uma assinatura mensal da Viração. Ao lado de outras publicações, a Vira foi uma das revistas selecionadas pelo Edital de Periódicos de Conteúdo Mais Cultura, do Ministério da Cultura (MinC), e irá destinar por durante um ano sete mil assinaturas para os pontos culturais públicos indicados pelo MinC. 


Revista também estará disponível, a partir deste mês, nos Pontos de Cultura e de Leitura do Brasil

Lançado em 2010, o edital selecionou 12 publicações, entre 60 projetos enviados, que irão circular de fevereiro de 2011 a janeiro de 2012. O investimento total do governo federal será de R$ 5,2 milhões. Além da Revista Viração, foram contempladas as revistas Fórum, Brasileiros, Cult, Rolling Stone, Raça Brasil, Piauí, Carta na Escola, Le Monde Diplomatique Brasil, Caros Amigos, Almanaque Brasil de Cultura Popular eJornal Rascunho.
Segundo o MinC, o objetivo do edital, que faz parte do Programa Mais Cultura, é "popularizar materiais de leitura, estimular o hábito da leitura e despertar o pensamento crítico, disponibilizando publicações com conteúdos diversificados e de qualidade a populações urbanas e rurais, frequentadoras de espaços culturais públicos". Como condição de participação, os selecionados devem disponibilizar, simultaneamente à chegada em bancas ou aos assinantes, todo o conteúdo impresso na internet (ou indicar aos novos assinantes o espaço onde foi publicado). O conteúdo da Viração está em www.issuu.com/viracao.
Criada há quase oito anos, a Vira circula mensalmente em todo o País e é produzida de forma colaborativa e participativa entre adolescentes, jovens e comunicadores presentes em 22 Estados e o Distrito Federal, utilizando técnicas educomunicativas.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

JECA é aprovado pela Geração Muda Mundo!!!


O JECA foi reconhecido e aprovado pela geração Muda Mundo!

O Programa Geração MudaMundo apoia projetos de transformação social. Acreditando que o melhor caminho para propiciar o seu desenvolvimento é dar a oportunidade de criar e liderar seus próprios projetos com impacto positivo nas suas comunidades. 

A Ashoka  é uma organização mundial, sem fins lucrativos, pioneira no campo da inovação social e trabalho e apoio aos empreendedores sociais – pessoas com ideias criativas e inovadoras capazes de provocar transformações com amplo impacto social. Criada em 1980 pelo norte americano Bill Drayton, a Ashoka teve seu primeiro foco de atuação na Índia. Presente em mais de 60 países e no Brasil desde 1986, a Ashoka é pioneira na criação do conceito e na caracterização do empreendedorismo social como campo de trabalho.
Por meio de um processo de seleção – rigoroso e qualificado – da busca permanente pela inovação, do apoio aos empreendedores sociais nos diferentes estágios de desenvolvimento de suas ideias e do investimento em pessoas, e não em projetos,  a Ashoka é uma organização única que se diferencia no contexto do setor cidadão no Brasil e no mundo.

Geração MudaMundo (GMM) é um Programa Global da Área de Juventude da Ashoka presente em 16 países e atuante no Brasil desde 2006.  O GMM foi constituído a partir dos avanços realizados na discussão do protagonismo juvenil e da crescente demanda da juventude brasileira em se engajar socialmente, necessitando de apoios práticos, tanto metodológicos quanto financeiros, para implementar suas iniciativas sociais.
 Desde o seu lançamento em agosto de 2006, o Programa Geração MudaMundo apoiou mais de 800 empreendimentos sociais liderados e gerenciados por mais de 3 mil jovens em cerca de 35 cidadediferentes nos estados de Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo.
 Exemplos dessas iniciativas empreendedoras juvenis incluem projetos de bibliotecas itinerantes, rádios e jornais comunitários, reciclagem e re-aproveitamento do lixo, projetos de conscientização meio-ambientais, criação de web sites para movimentos sociais, oficinas de mangá e grafite, reutilização de vidros para confecção de jóias, oficinas de culinária para geração de renda, aulas de dança e teatro comunitários – dentre muitos outros.
  

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Juventude plugada

Avanny Oliveira, do Virajovem Maceió (AL)*
 
Espalhados pelo Brasil, os Conselhos Jovens da Vira realizam ações que envolvem a juventude local. Nesta edição, você fica por dentro do núcleo de Alagoas

O Conselho Jovem da Vira em Maceió (AL) é formado pela galera que participa do projeto Interação Jovem – Juventude, Educação e Comunicação Alternativa (Jeca), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), baseado em princípios da educomunicação e visando o estímulo da produção midiática
por jovens de uma comunidade local. Participam do projeto estudantes voluntários de diferentes cursos da Ufal e da Escola Estadual de Ensino Médio Ovídio Edgard, localizada no bairro Tabuleiro dos Martins. Entre as oficinas de comunicação realizadas ao longo de 2010, estavam a de redação, novas mídias, jornal mural e rádio, com o intuito de despertar nos alunos a produção de conteúdo jovem e com uma linguagem própria.
O Jeca é reconhecido pela Ufal como atividade de extensão universitária e conta com a  coordenação do professor Antônio de Freitas e a orientação do jornalista Jhonathan Pino. Para completar essa iniciativa, a Rádio Comunitária Martins FM 87,9 e o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Comunicação e Multimídia (Comulti) tambémparticipam do projeto.A parceria com a Vira acontece desde 2009 e possibilitou a troca de muitos conhecimentos na forma de produzir mídia jovem. Os integrantes do Jeca de Maceió também já participaram de dois encontros nacionais realizados pela Viração em São Paulo (SP). O último, que ocorreu em outubro de 2010, os estudantes Alan Fagner, Daniel Silva, e o jornalista Jhonathan Pino representaram o conselho no evento.
Na ocasião, o professor coordenador do projeto destacou a importância desse encontro. “A atividade vem reforçar a educomunicação e a ‘troca de olhares’ culturais entre os jovens, fortalecendo os valores dos envolvidos na comunicação”, disse Antônio Freitas.Ferramentas digitais Nas oficinas realizadas com os alunos do Ensino Médio, a prioridade é a utilização das redes sociais e dos blogs. Uma forma de aproveitar o potencial que esses espaços oferecem para a divulgação de notícias. Os jovens também produzem um jornal mural na escola onde estudam, convidando novos estudantes a participarem de todo o processo de produção. E, para 2011, muita coisa promete!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Relatório Parcial do Projeto JECA

Unidades Envolvidas - UFAL

Centro de Educação – CEDU (através do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Alfabetização de Jovens e Adultos - NEPEAL e pelo Grupo de Pesquisa Comunicação Multimídia - COMULTI)
Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes – ICHCA
Curso de comunicação Social - COS
Assessoria de Comunicação - ASCOM
 
Parceiros
Projeto Virajovem Alagoas
Rádio Comunitária Martins FM 87,9
Escola Estadual Ovídio Edgard
Associação dos Moradores da Rua do Campo (Amorucampo)
Revista Viração
 
Resultados  

Durante o período  de 01 de Maio a 01 de Novembro de 2010 foram realizadas oficinas temáticas: Mídia e Juventude, Redação, Jornal-mural, Rádio e Produção de conteúdo.
Na oficina de Mídia e Juventude, abordamos a verificação da realidade onde o adolescente vive, a potencialidade midiática de inclusão dos jovens e a discussão sobre a visibilidade do jovem nas diversas mídias.
Como resultado dessas oficinas tivemos a inclusão dos jovens em ferramentas de comunicação presentes na web, exibindo o potencial de redes sociais, blogs, rádios web e outros meios de comunicação viral na abordagem de temas de interesse do adolescente. Houve uma familiarização dessas ferramentais para que estes possam desenvolver conteúdo com caráter crítico.
A nova ortografia e o texto jornalístico também foi item de discussão nas oficinas de Redação, onde apresentamos as principais mudanças na nova ortografia da língua portuguesa e a formação de um texto jornalístico para a produção de conteúdo nas mídias.
Nessa oficina foram discutidos a redação e sua aplicabilidade no radio e na TV. Num contato entre estudantes e profissionais da área da comunicação, estes problematizaram as mídias a que pertencem e houve troca de experiências entre os envolvidos, no sentido de acabar com os principais mitos das mídias tradicionais.
Em junho, na oficina de Jornal-mural, foram apresentadas as diferenças entre jornal mural e quadro de avisos. Nesta oficina os alunos puderam pôr em pratica conceitos como o lead jornalístico, e aprenderam conceitos de layout de periódicos e jornal-mural. Os alunos discutiram questões do relacionamento entre design e texto através de recortes de matérias do interesse de cada um deles.
No final, os alunos secundaristas produziram um jornal-mural da escola, com editorias escolhidas por eles, como: Entrevistado da semana, espaço do aluno, Horóscopo, Curiosidades, Aconteceu no Mundo, Meu bairro, Minha cidade, Agenda e esportes.
Nos meses de agosto e setembro e outubro houve realização da oficina de radio, onde os alunos tiveram seus primeiros contatos com as ferramentas de captação, produção e edição de programas de áudio; aprenderam a utilizar ferramentas de radio web, como também produziram programas de radio próprios, após conhecimento teórico sobre o assunto.
Essa oficina tem como objetivo estimular o uso do espaço físico da própria escola, visto que esta possui uma radio própria, com equipamentos novos e atualizados que permitirão uma fácil utilização por pessoas que não tenham um vasto entendimento do funcionamento de uma rádio.
Nos meses de outubro e novembro, estaremos acompanhando a produção de áudio e textual dos alunos anteriormente orientados para este fim. Os secundaristas atualmente estão sendo integrados a outros projetos que visem à produção de mídias alternativas.
Para os meses de Novembro e dezembro está prevista produção de áudio e texto, além da cobertura do SuperConquest, um evento de games e animes em Maceió, e a organização de um evento na escola, onde os jovens vão integrar o Fórum Nacional da Viração sobre o Ensino Médio.

Proposta para soluções das dificuldades encontradas
 
Solicitação prévia ao setor de transportes da Universidade
Recursos fornecidos pela Universidade para uso exclusivo de divulgação e produção do projeto.
Disponibilidade de laboratórios de informática do Curso de Comunicação Social e empréstimos de hardwares de gravação e obtenção de imagens da Ufal.