Madalena Fernandes – estagiária de Jornalismo 
 Quando o projeto Interação Jovem – Juventude, Educação e Comunicação  Alternativa (Jeca) foi aprovado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex),  no último edital do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à  Pesquisa, (Pibip/Ação, ano 2010), ele já funcionava há cerca de um ano e  sem apoio algum.
Quando o projeto Interação Jovem – Juventude, Educação e Comunicação  Alternativa (Jeca) foi aprovado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex),  no último edital do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à  Pesquisa, (Pibip/Ação, ano 2010), ele já funcionava há cerca de um ano e  sem apoio algum. Incentivando  o envolvimento de estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Ovídio  Edgard na produção e discussão de mídias locais, o Jeca, como é chamado  pelos envolvidos, tem como objetivo ampliar a produção de conteúdo  jovem através da voz dos adolescentes e possibilitar a integração deles  na produção de material midiático para a rádio-laboratório da escola,  para o programa Interação Jovem, da Rádio Martins, para o jornal-mural e  publicação de matérias na revista Viração (periódico voltado para o  público adolescente). 
 Segundo  o orientador da equipe, Jhonathan Pino “o projeto está em seu segundo  ano e cada vez mais se intensifica a produção midiática dos estudantes.  Com a aprovação do projeto no Pibip/Ação, a contribuição de um bolsista e  o apoio da Proex, o desenvolvimento das atividades será facilitado”,  relata Jhonathan.
 Segundo  o orientador da equipe, Jhonathan Pino “o projeto está em seu segundo  ano e cada vez mais se intensifica a produção midiática dos estudantes.  Com a aprovação do projeto no Pibip/Ação, a contribuição de um bolsista e  o apoio da Proex, o desenvolvimento das atividades será facilitado”,  relata Jhonathan. Nesta  quarta-feira, 28 de abril, aconteceram as atividades da oficina de  Mídia e Juventude, que procura inserir os estudantes no debate sobre as  mídias e mostrá-los a potencialidade que a internet oferece aos jovens. 
 Além  dessa oficina, nos próximos três meses os alunos terão oficinas de  Redação, Jornal Mural e Rádio. Elas serão ministradas uma vez por semana  por voluntários do Curso de Comunicação Social (COS), sempre alternando  o local de atividades entre os laboratórios do (COS), o Colégio Ovídio  Edgard, e os espaços das entidades envolvidas – Rádio Comunitária  Martins e o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Alfabetização de Jovens e Adultos (Nepeal).
 Além  dessa oficina, nos próximos três meses os alunos terão oficinas de  Redação, Jornal Mural e Rádio. Elas serão ministradas uma vez por semana  por voluntários do Curso de Comunicação Social (COS), sempre alternando  o local de atividades entre os laboratórios do (COS), o Colégio Ovídio  Edgard, e os espaços das entidades envolvidas – Rádio Comunitária  Martins e o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Alfabetização de Jovens e Adultos (Nepeal). Estão  envolvidos no projeto, o professor do curso de comunicação, Antonio de  Freitas como coordenador; o jornalista da Assessoria de Comunicação,  Jhonathan Pino e os estudantes do curso de jornalismo, Alan Fagner,  Avanny Oliveira, Roberta Batista e Natalia Honci.
 ***Texto publicado no site www.ufal.edu.br em 03/05/2010  
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário